Gênero e escola: tensões, currículo, fatos e respostas
Simulador de Frete
- Calcular freteO conceito de gênero tomado como categoria de análise e tratado em estudos educacionais, além de ser objeto de ampla resistência em ser abordado nas unidades de ensino, tem sido alvo de inúmeros ataques figurados pelo desconhecimento. Diante desse cenário de resistir em se aproximar do que lhe é oculto, soma-se um conjunto desarticulado e confuso de outras questões que se fundem ao conceito, o que tem gerado ainda mais desinformação e dificuldade de elucidar embaraços que só podem ser desatados diante do conhecimento produzido a partir da clareza criada por meio da compreensão.
O texto apresentado nesta obra se propõe a trazer à luz as tensões que medeiam a discussão sobre o conceito de gênero nas unidades de ensino. Resultado de uma densa pesquisa que se propôs a mergulhar no universo escolar, o escrito apresenta experiências vividas nos espaços educativos reais, imersos nos acontecimentos evidenciados de maneira explícita e implícita. Nesse sentido, este trabalho é um convite a uma leitura dialógica, a qual, colocada como um debate na conjuntura educacional, se apresenta para que leitores e leitoras possam concordar ou discordar do texto e, a partir dessa reflexão, seja possível produzir uma perspectiva crítica diante da realidade apresentada.
Decerto as pessoas que resistem em compreender as problemáticas escolares, quais o conceito de gênero se conflui com as demais questões do ensino, assumem tal conduta motivadas por determinadas concepções. De toda sorte, abordar tópicos como a violência contra a mulher, as desigualdades de gênero, a constituição das identidades, entre outros, estão entre as diversas funções sociais da educação ao considerar que a escola se configura como uma das agências irradiadoras de valores relevantes para a garantia efetiva de direitos sociais.
Editora: EDITORA SORIAN
Autor: Marcelo Oliveira do Nascimento
ISBN Físico: 978-65-5453-114-6
ISBN Digital: 978-65-5453-113-9
DOI doi.org/10.54466/sorianed.978-65-5453-113-9
Ano de edição: 2023
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1