Preservando nossas raízes: o ensino de educação patrimonial na educação infantil ? um estudo de caso ? Escola Municipal
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- Calcular freteA tese aborda a Educação Patrimonial (EP) na educação infantil, com um estudo de caso sobre a experiência da inserção da EP na Escola Municipal M. Jesus, no município de Rio Branco, Acre. A EP é uma política pública para salvaguardar, proteger e valorizar o patrimônio material e imaterial. O estudo enfoca o início do projeto de EP na escola em 2018 e defende a inserção ou a inclusão de novos conteúdos na educação infantil.
A inserção da EP na educação infantil parece estar adequada ao que está proposto no RCNEI, que recomenda a Formação Pessoal e Social do aluno e trata do Conhecimento de mundo, como forma de desenvolvimento integral do indivíduo. A experiência local permitiu o entendimento da importância desta iniciativa na educação infantil, permitindo o desenvolvimento do conceito de pertencimento e referência histórica e cultural, presentes no patrimônio histórico e artístico, material e imaterial (EP/PC). A EP encaixa-se perfeitamente como instrumento curricular na EI, ajudando a desenvolver na criança elementos que ancorarão sua experiência pessoal na sociedade e determinarão seu lugar enquanto indivíduo que pertence e forma a cultura local das nossas cidades. Neste estudo encontramos convergência entre Scifone, que trabalha com a Educação Patrimonial, e os ensinamentos de Freire (1989), onde ensinar e aprender deve ter uma dimensão de experiência total, estimulando a produção de conhecimento e o respeito pelo universo cultural, seus modos de ser, viver, fazer e criar o mundo.
Editora: EDITORA SORIAN
Autor: Jorge Mardini Sobrinho
ISBN Físico: 978-65-5453-071-2
ISBN Digital: 978-65-5453-072-9
DOI doi.org/10.54466/sorianed.978-65-5453-072-9
Ano de edição: 2023
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1